O consumismo é um problema! As crianças precisam de orientação. Este vídeo mostra como a mídia trabalha o consumismo infantil. Interessante para se trabalhar com educação financeira!
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sábado, 12 de março de 2011
Educar é Tudo
Para refletir:
- Existem gestos simples, fáceis e que não custam nada podem fazer a diferença na educação das crianças...
- Educar É... Brincar, ouvir, sonhar, perguntar, contar histórias, elogiar, ter coragem, permitir errar, dar exemplo, dividir, cuidar, esperar resultados, dar limites, autorizar, respeitar, incentivar, aprender, amar, ser gentil, propor desafios, aceitar as diferenças, sorrir, ter paciência e abraçar.
Este vídeo é ótimo recurso para reuniões de pais e também reuniões pedagógicas.
quinta-feira, 10 de março de 2011
PARA INICIAR UM TRABALHO COM CIÊNCIAS
RELATO DE PRÁTICA:
compartilhando uma experiência de ensino de Ciências na Educação Infantil
Ano: 2004
Instituição: Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC/UFMG) - antiga creche da UFMG
Professora: Viviane Machado Silva Ribeiro
Série: 1º ano/9
Por quê trabalhar com Projetos?
Na minha prática trabalho com Projetos pois acredito que trata-se de uma proposta dinâmica que motiva e desafia não só as crianças, mas também a professora e as famílias. Durante a realização de um projeto, por exemplo, as crianças tem opções de escolha; abertura para tomar decisões com comprometimento, responsabilidade, são estimuladas a pesquisar, levantar hipóteses, dialogar, argumentar, defendendo suas idéias e construindo novos conhecimentos. Ou seja, elas participam ATIVAMENTE, do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a aprendizagem se torna mais SIGNIFICATIVA.
Na minha opinião o Professor tem uma papel fundamental, não só de MEDIADOR, mas de MOTIVADOR, pois o envolvimento do aluno, dependerá da forma como ele será estimulado e dos desafios que serão propostos. Cabe à professora motivar, disponibilizar materiais, fontes de pesquisa, ajudando os alunos a encontrarem respostas para as suas dúvidas. Não cabe, nesta metodologia, dar respostas prontas, mas estimular o aluno a fazer perguntas, a buscar respostas e a construir novos conhecimentos. E acredito que o sucesso do projeto depende diretamente no nível de motivação da professora, pois a forma como ela conduz o projeto é que determina o envolvimento dos alunos e suas famílias e até mesmo a comunidade escolar. Na Educação infantil, por exemplo, é fundamental que as famílias sejam envolvidas, pois as crianças dependem dos adultos para muitas tarefas (pesquisa, registro, seleção de materiais, etc.).
A escolha do Tema: Ciências
No início do ano de 2004, fizemos a seguinte avaliação: quando as crianças são questionadas sobre o quê querem estudar quase sempre ouvimos as mesmas respostas (animais, dinossauros, histórias, brincadeiras, etc.) e os projetos acabam sendo um pouco repetitivos. Então, no sentido de inovar decidimos que o tema de estudo CIÊNCIAS seria introduzido por nós educadoras. O que significou despertar o interesse, a curiosidade e a vontade de saber mais sobre as coisas e não uma imposição.
Assim sendo, cada educadora realizou uma sondagem sobre o quê as crianças sabiam e sobre o quê queriam saber, introduzindo assuntos através de conversas (roda), atividades e brincadeiras. A realização de “experiências”, e o estudo sobre o que é ser cientista foram os grandes detonadores. Além disso, para dar continuidade ao processo, elaboramos outras atividades detonadoras: passeio no departamento de química da UFMG, apresentação de uma história sobre uma criança que queria ser cientista.
Nós educadoras também nos preparamos para trabalhar com o tema, realizando inicialmente uma pesquisa bibliográfica. Fizemos algumas leituras, visitamos alguns sites, realizamos alguns debates. Também começamos a freqüentar um grupo de pesquisa chamado APRECIEI — Aprendizagem de Ciências na Educação Infantil, do qual participavam algumas educadoras de escolas públicas e era coordenado por Maria Inês Mafra (FAE/UFMG) e Arnaldo Vaz (COLTEC/UFMG).
Um dos nossos principais referenciais teóricos nesta preparação foi:
KAMII, Constance, DREVIES, Rheta. GOULART, Maria Cristina R. (trad.) O conhecimento Físico na Educação Infantil — implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
Esta obra nos ajudou a compreender o que são atividades de Conhecimento físico, por quê utilizá-las, os objetivos e os princípios de ensino. As questões “Como planejar uma atividade de conhecimento físico?” “Como introduzi-la?” “Como interagir com as crianças durante a atividade?” “Que tipo de Acompanhamento é importante?” foram trabalhadas e nos ajudaram a entender melhor como trabalhar com este tema.
- pesquisar
- construir uma fundamentação teórica
- discutir o tema com a equipe de educadores
- definir metas, objetivos, metodologia
- seduzir o grupo de alunos
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