"Um berçário ideal exige compreender as necessidades dos bebês de até 1 ano para construir um ambiente que potencialize o conforto e a segurança". Esta é a chamada da matéria da Revista Nova Escola on line. Achei bem interessante e bem funcional a organização dos espaços que eles sugerem. Quem já trabalhou em turmas de berçário sabe da importância de se ter: trocadores, pia com bojo para banho, quarto de sono, espaço ao ar livre e coberto e uma sala ampla para atividades, enfim, o berçário deve ser um espaço para CUIDADOS e para ESTÍMULOS. clique aqui e saiba mais.
CUIDADOS E CONTEÚDOS NO BERÇÁRIO
Muitas pessoas associam berçário apenas aos cuidados básicos (higiene, alimentação, sono) e ao bem-estar e segurança da criança. Com certeza isso é fundamental para as crianças pequenas. E, nós, mamães, sempre nos preocupamos muito com estas questões. É natural do "instinto materno". Mas o que chamo atenção com esta postagem é: o berçário que preza pela qualidade do atendimento, é aquele que une cuidados e estímulos. Não é interessante que a criança frequente o berçário apenas para receber os cuidados básicos, ela precisa ser estimulada nos aspectos motor, social, linguístico, etc. O BERÇÁRIO PRECISA TER UM CURRÍCULO. A escola deve ser organizada também para atender as necessidades das crianças para que atinjam um desenvolvimento pleno. E qual o ponto de partida para a elaboração deste currículo? O REFERENCIAL NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Acesse os links abaixo para se aprofundar mais no tema:
- Referenciais nacionais para a Educação Infantil
- o que não pode faltar na creche
Segue um ponto de partida pra sua equipe iniciar a elaboração do Currículo do Berçário. acesse a reportagem da Revista Nova Escola e saiba um pouco mais sobre cada item abaixo:
1. Exploração dos Objetos e Brincadeiras
2. Linguagem Oral e Comunicação
3. Desafios Corporais
4. Exploração do Ambiente
5. Identidade e Autonomia
6. Exploração e Linguagem Plástica
7. Linguagem Musical e Expressão Corporal
1. Exploração dos Objetos e Brincadeiras
2. Linguagem Oral e Comunicação
3. Desafios Corporais
4. Exploração do Ambiente
5. Identidade e Autonomia
6. Exploração e Linguagem Plástica
7. Linguagem Musical e Expressão Corporal