CONTATO COM A VIVI

TEM ALGUMA DÚVIDA? QUER MAIS DETALHES SOBRE ALGUMA POSTAGEM? QUER AJUDA? CLIQUE NO LINK http://www.formspring.me/Vivianemsilvar E DIGITE A SUA PERGUNTA. ABRAÇO, VIVI

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ALFABETIZAÇÃO: HIPÓTESES E ATIVIDADES

Início de ano é o momento de realizar uma sondagem, para verificar o nível de desenvolvimento de cada criança. E quando o assunto é alfabetização, existem muitas bibliografias sobre os níveis de escrita. Mas o trabalho não pode ser encarado apenas como "classificar" os alunos em pré-silábicos, silábicos, silábicos-alfabéticos, alfabéticos...

É preciso traçar um plano de ação! Como?
  • realizando um estudo sobre as hipóteses da escrita e características da faixa etária.
  • verificando quais atividades propiciam o avanço do aluno em cada fase.
  • trabalhar com  as oficinas de aprendizagem (leia mais no tópico OFICINAS DE APRENDIZAGEM)
  • dar um suporte individual para cada aluno, lançando desafios, cuidando para que todos se sintam motivados.
  • trabalhar coletivamente (grupos homogêneos e heterogêneos).
  • usando a criatividade para elaborar atividades e estratégias de ensino.
  • propondo um trabalho de parceria com as famílias.
REALIZANDO UMA SONDAGEM DIAGNÓSTICA

  •  Consiste em coletar informações visando traçar um perfil dos alunos: nível de desenvolvimento, necessidades, dificuldades, preferências.

  • É realizada através de atividades (escrita, matemática, leitura, interpretação, etc) e também através de observações do aluno em momentos de interação, atividades livres, recreio, etc.


  • através da análise da sondagem é possível que a professora forme subgrupos, que facilitam o atendimento a  suas necessidades específicas = OFICINAS (Grupos de Trabalho Diferenciado).

 OFICINAS DE APRENDIZAGEM
  • são estratégias de ensino-aprendizagem que visam desenvolver habilidades e atitudes para a formação de competências específicas previamente definidas, por intermédio de atividades colaborativas.

  • as atividades devem ser planejadas de acordo com a necessidade das crianças ou abordar temas de interesse do grupo.

  • as oficinas devem criar situações-problema próximas da realidade do aprendiz, aproveitando as experiências e os saberes prévios dos participantes e adicionando a eles novos elementos e conceitos.

  • O conhecimento é construído com a mediação  da professora e também em colaboração com os participantes, valorizando neste caso a troca de experiências, idéias e perspectivas.

  • as oficinas tem o papel de proporcionar um ambiente de aprendizagem crítica, ativa e colaborativa.

  • é muito importante que o grupo de trabalho tenha uma relação de respeito mútuo, de colaboração, autonomia.

  • os grupos devem se configurar em um espaço de exposição e debate de idéias, estimulando a contribuição de todos.

  •  deve-se estimular a interação entre os participantes e incentivar o trabalho em grupo.

PONTOS QUE MERECEM ATENÇÃO:

  • Os participantes/aprendizes nutrem sentimentos em relação às situações de aprendizado, tais como medo, ansiedade, insegurança.Deve-se estimular a confiança dos participantes para que tenham condições de alcançar bons resultados.


  • É preciso estar atento para a complexidade da vida de cada um, para além do ambiente de aprendizado. É comum que fatores familiares, sociais, religiosos  interfiram no aprendizado dos alunos.


TRABALHE COM O GRUPO AS SEGUINTES QUESTÕES:


  • O "ERRO" É PERMITIDO: algumas crianças se mostram inseguras, e temem a reação negativa da professora e a crítica dos colegas. Mostre que o erro faz parte do aprendizado.


  • É PRECISO TENTAR FAZER "SOZINHO": muitas crianças se mostram dependentes da professora, esperam respostas prontas, preferem copiar do que pensar.


  • COPIAR DO COLEGA PREJUDICA O SEU PRÓPRIO APRENDIZADO: as crianças precisam ter consciência de que ao copiar respostas dos colegas, ela não mostra o que ela aprendeu, o que ela sabe e o que ainda não sabe.  


  • ESCREVER DO MELHOR JEITO: quando propomos que a criança escreva do seu jeito, ela pode achar que a professora vai aceitar qualquer coisa e muitas crianças acabam por realizar uma escrita de QUALQUER jeito. Por isso combine que só é permitido escrever do seu MELHOR jeito (refletindo).



 
SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA

Em minhas pesquisas pela internet, encontrei uma coleção que contém atividades para cada hipótese da escrita: A COLEÇÃO PARA CASA OU PARA AULA



 O LINK PARA VISUALIZAR OS LIVROS É O SEGUINTE: http://picasaweb.google.com.br/ditadoida44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eiiiiii! quero te ouvir!

TEM DÚVIDAS? PERGUNTE PRA VIVI

INDIQUE COLEÇÃO DE IDEIAS PARA SEUS CONTATOS

ATUALIZE-SE

CURSO ESPECÍFICO DE INFORMÁTICA PARA EDUCADORES contato para maiores informações: vivianemsilvar@yahoo.com.br


Educação a Distância

DEIXE O SEU COMENTÁRIO NA SAÍDA

DEIXE O SEU COMENTÁRIO NA SAÍDA
comente pelo e-mail: vivianemsilvar@yahoo.com.br